Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O passado não apenas passou. (doc.)

É egoísmo dizer que, quem vive de passado é museu?
Quem nunca discutiu e disse essa frase tão .. usada? Amada? Egoísta? Linda? "INSUPERÁVEL"? Q deixa o outro sem ação? Sem escolha? Apenas para desculpar-se de uma falta de acerto?
Eu é que não me abuso a dizer que nunca a usei.
Mas o tempo e a paciência, nos ensinam o quão importante é o passado.
Ele não fez apenas a nossa história, mas nos reconstruiu, nos fez homens e mulheres. Coisa de fibra. Entendeu, né? (risos).
Mas tem algo mais no passado: é que ele mostra, não apenas o que fizemos, mas quem somos e o que fomos e o que poderemos ser. Intrigante e confuso? Sim, mas é fato.
Claro, devemos nos desligar do passado que nos atormenta, causa dor, mas não podemos nos esquecer que aprendemos bem mais quando fizemos algo errado do que quando fizemos um acerto. Ainda mais quando nossas falhas doem. Doem em nós e nos outros (geralmente é assim).
O passado, tem hora que é absurdo e nos causa vergonha, mas é bom rir dos momentos que um dia vivenciamos. Olhar para traz e pensar o quanto aprendemos com tudo, mesmo quando esse tudo, foi muito vergonhoso naquele passado.
Nós crescemos. Ficamos melhor ou pior. Pintamos o cabelo, colorimos a unha. Fazemos uma tatuagem. Depende da fase. Fica essa coisa de metamorfose ambulante, do tipo estereotipado. Tomamos forma, ou nos deformamos.
O que conta, é que, não somente o futuro importa, mas o passado também nos pertence e ele é mais necessário que o futuro. É menos ausente que o presente. E nos faz ser pessoas de carne e osso, mais sensíveis ou mais egoístas.
Esse passado, não somente passou, não somente está em um museu, mas é herança nossa e devemos preservá-lo da melhor maneira possível, pois não está lá apenas o que foi ruim, está o velho que foi bom, está o riso que foi sincero e está aquele momento que você, até o momento, chama-o de momento inesquecível.
Quer mesmo arquivar tudo isso em uma caixa solitária e não contar a ninguém essas experiências? Não dividir a sua sabedoria com o outro? Bobeira é essa sua...
Deixa que o passado venha, mostre ao mundo, o quão esse passado, te fez vencedor no presente e saiba que sem esse passado, não existiria o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a LUZ te abençoe!