Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

" Nunca é tarde para uma boa literatura!! "

Primeiro post do ano, até que enfim. Mas o tempo, bem, o que é o tempo mesmo? AH! Acabei de me dá conta: não o tenho mais. A vida anda naquela mesma correria de sempre e tem hora que dá vontade de jogar tudo para o alto e sair correndo para não cair nada sobre mim. Mas, começando bem o ano no blog (é, porque o ano mesmo já começou tem mais de 40 dias – para variar - mas até que não estou tão mal), quero falar sobre uma parte boa desse curso todo que estou fazendo, que é a arte de estudar o Jornalismo Literário. Esperei muito por esse momento, juro!!! E, eu quero me focalizar somente nisso, aprender e apreender sobre tudo quanto for possível dessa belíssima parte do jornalismo. Na verdade, o jornalismo me surpreende e sempre me surpreendeu muito, mas, quando se trata de boa colocação e uma pequena ou simples história transformada no “Fantástico mundo de Bob”, é de LITERATURA JORNALÍSTICA que eu chamo isso!!!
Claro, não posso deixar de dizer que a “NOTÍCIA” e a “REPORTAGEM” tem e sempre tiveram o seu papel e espaço fundamental (e que eu acho até de bom tamanho), na história deste planeta, mas, quando se trata do literário, parece que as coisas dão um outro ângulo, nos leva a uma fissura e um fluxo penetrante de concentração e curiosidade. Cada detalhe, manuseio e mudança, simplesmente ali, explicado para você. É algo fantástico, pois ESCREVER É UM DOM, ainda mais colocando situações de grande debate na mídia, como algo narrativo, contando o antes, o durante, o depois, de forma que dá ao eleitor, o desejo de chegar ao fim da notícia, sem pular um único parágrafo. É como se cada notícia, virasse um livro. É genial.
E, é nessa onda de literatura jornalística, que o BLOG da TARLIS, vai entrar.
Vamos ler sobre José de Alencar, Machado de Assis, Tom Wolf, Raul Pompeia, Euclides da Cunha entre tantos outros autores do mundo literário, que trouxeram a importância desse conteúdo para nossa disciplina e que são considerados como os melhores do gênero. São os grandes do jornalismo literário.
E vamos que vamos, pois 2.011 está com tudo e, vou tentar atualizar o máximo possível o meu mundo virtual. No mais, ainda está em tempo de desejar um feliz ano novo, com muita saúde, paz, amor, suce$$o para todos nós!!!

“ Vocês terão muita literatura para ver aqui...”

Um comentário:

Que a LUZ te abençoe!