Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

REDUÇÃO (exerc.)

Exercício de redução, sobre o texto de Dom Quixote, de Cervantes (com palavras e frases minhas):



(Redução de 20 linhas)


Por a difamarem e abusarem de sua formosura, ela se pôs diante de um tribunal para defender-se das palavras negligentes de quem dela comete o erro do vocábulo. Ela, não se fez de muito tempo e espaço para tomar essa atitude, para defender-se precisou apenas usar palavras coerentes que se cognitam com suas atitudes naturais. Por ter beleza gratuita de Deus, mostra-se confiante de que não se deve amar apenas o que é belo, mas deve-se honrar a alma, sendo que esta aspira por honestidade e virtude e além do mais, o corpo sem tal procedimento, de nada vale, mesmo sendo formoso. E mais, não deve ser perdido um corpo que quer ser amado, mas deve ser disperdiçada a vontade alheia, mesmo sendo este belo ou feio. E não deve ser obrigada a amar, sendo o amor voluntário e natural.
Por nascer livre e assim sendo, ela escolheu a paz que habita nos campos, fazendo das montanhas e águas, seus companheiros e refletores de seus pensamentos e sua formosura.




(Redução entre 5 e 10 linhas)


Defendendo-se de palavras torpes, ela saiu á procura de mostrar-se formosa, entretanto, honesta. E por assim o ser, critica quem não ama voluntariamente e se queixa de não ter um corpo belo para amar. E vivendo em um campo, ela declara que é livre e usa de coisas naturais para ser o que é, e além de tudo, ainda ser bela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a LUZ te abençoe!