Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

" Isso também é Notícia " (trab.)

Há quem pensa que Jornalismo Literário, não é nada. Nada comparado ao Jornalismo Notícia e ao Jornalismo Reportagem. Eu discordo.

Escrever uma lauda de notícia, mostrando o fato tal como é, é até interessante. Mas, eis que surge aí um ponto e uma vírgula: a notícia é muito mais senssacionalista.

Acredito que há possibilidade dos leitores, irem com o tempo, perdendo a sua senssibilidade e visão de mundo, tudo isso, porque A notícia, não os cabe um consesso maior. Os prende em um único detalhe e esquece que há outros pontinhos que devem ser publicados. Bom para quem gosta do Jornalismo Literário.

Ele foi por muito tempo, a maior forma de se doar a notícia para os leitores, sem perder a senssibilidade, a verdade e a profundidade do assunto. É como se quem estivesse do outro lado do jornal, pudesse veemente entender o fator principal da notícia. Onde cada parágrafo, era a soma para ter ao final, a explicação dos fatos. O porquê disso e daquilo.

Não são apenas estórinhas de jornalistas que não tem nada para fazer, pois é preciso ter muita criatividade e boa articulação para entreter o leitor do início ao fim na conversa. E somente, os bons jornalistas literários, meus caros, possuem esse dom.

Jornalismo Literário, não é sinônimo de enxeção de linguiça ou papo furado, tem muito mais nas entrelinhas do que qualquer pessoa possa imaginar. Era na década de 60 e 70 (olha o tempo, que moral hein?), que essa forma de noticiar, gerava polêmica e informava aos seus leitores na melhor qualidade de assunto. Naquele tempo, a Revista Realidade cresceu devido a sua forma de escrever: puro jornalismo literário. Nele, está coligado a boa forma de escrever, mais do que o interesse pessoal ou adminstrativo do jornal, está ligado a importância dos fatos.
Além de tudo, existe força, clareza, condensação, tensão e novidade.

Quero deixar meu aplauso aos grandes do Literário, que não estão aqui hoje para contar a sua história e nem a sua notícia, mas que as já contaram e nos maravilharam entre crônicas e contos. Um beijo para Tom Wolfe, Gabriel Garcia Marques, José Saramago, Sergio Vilas Boas, Gay Talese e um mundo afora de gente culta, que sabia contar um problema ou uma alegria, sem "magoar" ninguém.

2 comentários:

  1. Que consigamos resgatar tudo isso.

    Um abraço
    Diu

    ResponderExcluir
  2. Adoro José Saramago Tarlis...
    Aliás, tem uma frase que amo e que está escrita ak no meu bloquinho de anotações... pera aí, deixa eu achar... rsrsrs...

    "Sempre chega a hora em que descobrimos que sabíamos muito mais do que antes julgávamos."
    José Saramago

    bjus

    ResponderExcluir

Que a LUZ te abençoe!