Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

" Resenhar ou Criticar? " (trab.)

Resenha e crítica são coisas diferentes. Embora em algumas ocasiões estejam bem interligadas. E as diferenças/similaridades que há entre ambas a gente vai aprendendo desde o primário. Grande, velho e sábio primário (saudades de ti).

Não é nada fácil escrever um texto crítico, assim como escrevinhar resenha é algo que torna-se drástico se não tivermos base suficiente.

O Jornalismo em muitos momentos foi crítico. Elaborava textos dissertativos argumentativos que fizeram grandes histórias no país. Mas como a lei da mudança (de fase) sempre ocorre, não foi diferente com os textos críticos que o Jornalismo ofertava. Agora, o país lia um novo tipo de notícia, as resenhas.

Mas no final da década de 90 e com a mundo virtual chegando, vimos o quão é difícil distinguir ambos os textos. Havia uma série de semelhanças e o texto opinativo crítico ou de resenha, estava em todos os lugares ao mesmo tempo. Entretanto com a chegada dos blogs, do jornal eletrônico, das revistas virtuais, das redes sociais muito em alta e etc., o texto teve de sofrer várias alterações para adaptar-se ao novo cotidiano em que cada ser humano passou a viver. Hoje não vemos o texto como a real informação, o vemos como apenas mais um complemento das informações que estão contidas em fotografias, gráficos, vídeos e qualquer outra forma de imagem.

Então é possível concluir que colocar um público alvo em objetivo é a solução para fazer uma crítica ou uma resenha. Hoje em dia é tudo tão corrido e ninguém pára tanto tempo em frente a um impresso ou um jornal eletrônico. Todos querem notícias rápidas e hiper atualizadas. E vê-se que a maior parte da população tende a ler mais notícias com menos informações. A crítica e a resenha acaba que sendo lançada a um público mais segmentando, pois ambas, precisam de além de uma bela e boa apuração e de fonte segura (assim como qualquer informação deve ser), precisam de um texto um pouco mais teórico e bem objetivo.

Tanto a crítica quanto a resenha, embora não muito vistas na maior parte dos jornais eletrônicos, não perderá seu caminho. Continuará a fazer parte da história do país e sempre terá um papel importante para desempenhar. A causa é que sempre haverá aqueles que sentem fome pela real notícia, pelo real fato e acontecimento e querem, realmente entender o processo e não apenas eventuá-lo como uma causa qualquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a LUZ te abençoe!