Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

" Caricatura " (trab.)


Então vamos lá.

A Caricatura relaciona-se ao desenho de algo ou alguém, enfatizando vícios, críticas, defeitos e/ou qualidades. E nada melhor do que esnobar o sentido artístico para produzir uma reflexão, objetividade e opinião crítica sobre divergente assunto.

Geralmente a caricatura é descrita nas charges, que são meras histórias (verdadeiras em sua maior parte) contadas ao público.

Vemos na charge abaixo a situação da caricatura claramente exposta:


Quando esta foi lançada, ironizando o fato do time do Vasco cair para a 2ª divisão e o time do Flamengo (meu glorioso MENGÃO – claro que eu só poderia ser Flamenguista né? hehe) liderar o campeonato, pode-se analisar que a charge concentra sua história e enredo dentro do elevador. Concluindo que enquanto o time do Vasco desce, o MENGÃO sobe sobe sobe!! E mais, há um sarcasmo em tudo isso, descrição que a caricatura (dentro da charge) produz.

Não é de hoje que as charges estão por aí, é desde 1830 no jornal La Caricature (França – que chique) que elas deram suas primeiras aparições. No Brasil ela apareceu em 1936 (nem tão atrasados assim), através de Manuel de Araújo.

Qual o bom leitor que não gosta de conferir uma charge? É uma forma de informar entretendo. Básico e funcional.

MORAL DA HISTÓRIA: É na charge que vemos o expressionismo, o acento para gestos, manias, virtudes e defeitos. Rimos de coisas positivas e negativas, e sabemos que mesmo que a obra esteja exagerada, no fundo sabemos que é assim que funciona. Porque na real a charge é como uma brincadeira: tem um fundo de verdade.

Um comentário:

  1. Ato falho:
    Na charge participam personagens de torcedores do Corinthians e do Flamengo, e não do Vasco como referido.

    ResponderExcluir

Que a LUZ te abençoe!